DJE - Obrigatoriedade de cadastro de empresas até 30 de setembro de 2024 para recebimento de citações e intimações de processos judiciais

24 de agosto de 2024

O Domicílio Judicial Eletrônico é uma solução 100% digital e gratuita que centraliza as comunicações processuais de todos os tribunais brasileiros numa única plataforma.

O Domicílio Judicial Eletrônico conecta quem envia as comunicações (isto é, os tribunais) às pessoas cadastradas, que recebem e acompanham essas informações.


COMO FUNCIONA


  1. Com o cadastro no Domicílio, o usuário terá um endereço judicial virtual, que será usado para receber comunicações processuais, citações e intimações de todos os tribunais brasileiros.
  2. Por meio do cadastro, o usuário pode consultar as comunicações e dar ciência sem precisar acessar individualmente cada um dos sistemas dos tribunais.
  3. A plataforma permite a ativação de alertas por e-mail para apoiar os usuários no controle de prazos.
  4. Empresas que já têm sistemas próprios de acompanhamento de comunicações processuais podem conectá-los diretamente ao Domicílio via API. 


QUEM UTILIZA


  1. Adesão obrigatória Todos os tribunais brasileiros devem implementar o sistema (exceto Supremo Tribunal Federal – STF)
  2. Cadastro obrigatório União, estados, Distrito Federal e municípios; Entidades da Administração Indireta; Empresas públicas; e Empresas privadas.
  3. Cadastro facultativo Pequenas e microempresas que possuem endereço eletrônico no sistema integrado da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); e Pessoas físicas.


BENEFÍCIOS DO SISTEMA


- Melhor gerenciamento das comunicações processuais Com o Domicílio Judicial Eletrônico, os usuários que precisam acompanhar as comunicações processuais encontram todas as informações num único lugar. A digitalização e a centralização garantem agilidade e rapidez, especialmente para quem recebe as comunicações.


- Maior celeridade aos processos A redução no tempo de comunicação impacta a duração do trabalho da Justiça. Comunicações que levavam cerca de 2 semanas para chegar hoje estão a um clique de distância, sendo recebidas assim que o tribunal as expede.


- Maior eficiência do processo judicial Domicílio Judicial Eletrônico é uma solução digital gratuita que possibilita aos tribunais uma redução de 90% nos custos de expedição de comunicações físicas (por oficiais de Justiça ou pelos Correios). A adesão ao sistema, tanto por tribunais quanto por empresas, proporciona maior economia de tempo e recursos financeiros e humanos. 


- Melhor serviço para todas as pessoas A participação dos órgãos nos esforços de inovação do Poder Judiciário aprimora a qualidade do serviço prestado, garante maior efetividade e amplia o acesso da sociedade à Justiça. 


PRAZOS E PENALIDADES


- Com a digitalização dos processos, o prazo para ler e dar ciência das comunicações mudou. O desconhecimento das regras pode acarretar perda de prazos e atraso de processos.


Confira os novos prazos:

  • 3 dias úteis após o envio de citações pelos tribunais;
  • 10 dias corridos para intimações.


O réu que deixar de confirmar o recebimento de citação encaminhada ao Domicílio no prazo legal e não justificar a ausência estará sujeito a multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça.


COMO ACESSAR O SISTEMA


  • Acesse o endereço da Plataforma Digital do Poder Judiciário. A consulta às comunicações está disponível a todas as pessoas cadastradas e varia conforme as opções de login. 
  • Aceite o termo de adesão e confira o email por meio do qual irá receber as comunicações.
  • Gerencie as permissões de acesso dos usuários.
  • Consulte as comunicações com base no número do processo, assunto ou período em que a comunicação foi enviada.


O Domicílio é uma das soluções tecnológicas que integram o Programa Justiça 4.0, iniciativa que reforça a agenda de inovação e transformação digital do Poder Judiciário para garantir maior efetividade e ampliar o acesso de todas as pessoas à Justiça.


Por Grasielly Pereira 7 de novembro de 2024
O dropshipping é uma modalidade de e-commerce que vem ganhando popularidade por ser uma alternativa de baixo custo para quem deseja abrir um negócio sem necessidade de investir em estoque.
Por Grasielly Pereira 11 de outubro de 2024
Nos dias atuais, o empreendedorismo tem sido uma das principais alternativas para quem deseja não só construir uma carreira sólida, mas também conquistar a tão almejada liberdade financeira. O equilíbrio financeiro é o objetivo de muitos empreendedores, mas alcançá-lo pode ser desafiador. Este artigo explora as principais estratégias e ferramentas que podem auxiliar nesse caminho, destacando como uma gestão eficiente, planejamento estratégico e controle financeiro podem ser os pilares para o sucesso empreendedor.
Por Grasielly Pereira 5 de setembro de 2024
Você, provavelmente, já deve ter se perguntado o que é CFOP e por que essa sigla é tão importante para o seu negócio, certo? Neste post, vamos descomplicar o assunto para que não restem dúvidas a respeito. Assim você vai entender na prática os motivos para aprender mais sobre o Código Fiscal de Operações e Prestações e as razões para que ele faz toda a diferença para a saúde financeira e legalidade do seu negócio.
Por Grasielly Pereira 24 de agosto de 2024
O Estado do Maranhão autorizou o parcelamento de débitos de ICMS oriundos de operações com vendas de mercadorias sujeitos ao regime de pagamento da Substituição Tributária.
Por Grasielly Pereira 21 de agosto de 2024
O MEI (Microempreendedor Individual) será obrigado, a partir de 2 de setembro de 2024, a inserir o CRT 4 (Código de Regime Tributário específico do MEI) para a emissão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) . Além disso, a tabela de CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações) foi atualizada, com códigos que podem ser utilizados pelo MEI. Confira os detalhes a seguir.
Por Grasielly Pereira 6 de agosto de 2024
O Ajuste Sinief nº 13/2024, publicado no Diário Oficial da União, introduz novas formas de corrigir Notas Fiscais Eletrônicas, facilitando o processo a partir de 1º de setembro de 2024.
Por Grasielly Pereira 26 de julho de 2024
O prazo de entrega da declaração vai até 30 de setembro.
Por Grasielly Pereira 7 de julho de 2024
A evolução tecnológica tem transformado diversos setores da sociedade, incluindo o sistema judiciário. No Brasil, o Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) é uma inovação que visa aprimorar a comunicação entre o Poder Judiciário e as partes envolvidas em processos judiciais.
Por Grasielly Pereira 7 de julho de 2024
O que é Domicílio Eletrônico Trabalhista e Como Pode Beneficiar Sua Empresa?
Por Grasielly Pereira 7 de julho de 2024
A educação financeira para jovens e crianças é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades de gestão financeira que garantirão uma vida financeira saudável e estável.
Mais Posts
Share by: